No dia 1 de Julho de 2017, a linha do Vouga ganhou um novo motivo de interesse. O Comboio Histórico do Vouga fez a sua viagem inaugural e embelezou os 35 quilómetros de via estreita entre Aveiro e Sernada do Vouga, numa iniciativa inédita nesta linha.
Este Comboio Histórico de via estreita, composto pela locomotiva diesel 9004 e pelas carruagens CEyf 4718, CEyf 466 e CEyf 4169, esteve durante muitos anos parqueado na estação da Régua e chegou mesmo a estar prestes a ser vendido ao estrangeiro. No entanto, a CP, com base no sucesso do Comboio Histórico do Douro, decidiu dar uma nova vida a este comboio. Assim sendo, iniciou-se uma operação de reabilitação do mesmo na EMEF de Contumil, que incluiu a revisão e pintura dos veículos que compõem este comboio, e foi depois transportado para a linha do Vouga para efetuar passeios turísticos.
O Museu Nacional Ferroviário iniciou recentemente uma campanha de crowdfunding nunca antes vista. O objectivo era a angariação de fundos para transporte do locotractor Drewry de Guifões (Porto) para o Entroncamento, onde posteriormente seria restaurado e integrado na exposição permanente do museu.
Operação de movimentação do locotractor Drewry. Guifões. 10-08-2016
A histórica locomotiva a vapor 0186 está de regresso ao Douro, depois de ter estado praticamente 3 anos parada, sofrendo uma intervenção que a permite agora "queimar" gasóleo em vez de carvão.
As viagens do Comboio Histórico do Douro arrancaram em Junho e prolongam-se até 22 de Outubro de 2016, com partida da estação da Régua e destino à estação do Tua, com paragem na estação do Pinhão e realizam-se às quartas, sábados e domingos.
Comboio Histórico exposto na estação de Porto São Bento (01-06-2016)
Numa altura em que se verifica um aumento progressivo do número de passageiros nos comboios de Longo Cuso, a CP - Comboios de Potugal, decidiu, a partir do dia 1 de Maio de 2016, alagar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com paragens na Trofa e em Santo Tirso.
Os dois comboios Intercidades que já faziam a ligação diária entre Guimarães e Lisboa, são assim complementados com mais dois comboios Alfa Pendular (um por sentido), perfazendo um total de 4 ligações entre a capital e a cidade berço.
O assunto já não é novo. A emergência repete-se!
1 - A CP vai vender como sucata materiais únicos, recordações imperdíveis.
Tomámos conhecimento que a CP EPE, pretende vender como sucata, materiais únicos existentes no Barreiro e no País, desbaratando desta forma bens e equipamentos fundamentais para a conservação da memória de um Povo e do País. O Barreiro, como pólo ferroviário pode perder, total e definitivamente, uma boa parte da sua memória.