Artigos e Reportagens

Escrito por Fábio Pires
Artigos e Reportagens Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 05 Maio 2015
PDF Imprimir

Os passados dias 1 e 2 de Maio foram dias ricos em movimentos ferroviários especiais. No primeiro dia de Maio, um grupo de pessoas das Paróquias de Nossa Senhora de Vinha da Areosa e do Senhor do Socorro, de Viana do Castelo, aproveitaram o feriado para realizarem um passeio turístico de comboio até ao Pocinho, na Linha do Douro enquanto no dia 2, desta vez no Alentejo, realizou-se o "Comboio do Cante" que trouxe mais de 600 pessoas à Ovibeja. O Terminal Intermodal procurou documentar estes dois movimentos e traz até vós uma pequena foto-reportagem sobre estes dois comboios. 

A locomotiva diesel 1415 com o "Comboio do Cante" prestes a chegar a Beja. Foto: Nelso Silva.

 

Dia 1 de Maio - Excursão ferroviária ao Pocinho

O dia 1 de Maio não trouxe grandes motivos para sair de casa, em termos meteorológicos, quanto mais para a realização de passeios ferroviários. No entanto, as gentes das Paróquias de Nossa Senhora de Vinha da Areosa e do Senhor do Socorro, de Viana do Castelo há muito haviam programado uma excursão ferroviária ao Pocinho. Esta excursão era composta por dois comboios. O primeiro, efectuado por duas automotoras da série 592 (Camellos) partiu de Viana do Castelo por volta das 06:30 e o segundo, realizado com a locomotiva diesel 1408 + 7 carruagens Corails + Furgão Gerador partiu do apeadeiro da Areosa também por volta das 06:30. O objectivo da realização destes dois comboios era angariar fundos para o Centro Social e Paroquial da Areosa. Pode-se dizer que a adesão foi bastante significativa e nunca faltou animação durante a viagem que incluiu um almoço-convívio no Pocinho e uma paragem de 2h na Régua (na viagem de regresso), para visitar a cidade.

A locomotiva 1408 com o comboio 20810 Caminha - Pocinho passando por Quintiães, Linha do Minho. Foto: Valério Santos.

A locomotiva 1408 com o comboio 20810 Caminha - Pocinho prestes a passar a estação de Nine. Foto: Nelso Silva.

Um brinde. A locomotiva 1424 ficou encarregue de efectuar o comboio InterRegional 861 Porto - Pocinho. Ei-la aqui na Régua. Foto: Nelso Silva.

 O comboio 20810 Caminha - Pocinho a atravessar o viaduto do Granjão. Fotos: Nelso Silva.

O mesmo comboio das fotos anteriores, mas desta vez em Bagaúste, pouco depois de ter partido da Régua. Foto: Nelso Silva.

Ei-lo já no Pocinho. Há muito que esta estação não assistia a tamanha animação. Foto: Valério Santos.

A locomotiva 1408 com o comboio 20812 passando por Covelinhas, já na viagem de regresso. Foto: Nelso Silva.

E para acabar em grande, depois da paragem de 2h na Régua, ei-lo a passar Aregos. Foto: Nelso Silva.

 

Dia 2 - Comboio do Cante

Acabada a jornada no Douro, foi altura de deixarmos o mau tempo para trás e brindarmos o sol e o calor do Alentejo. Em Beja realizava-se a 32ª Ovibeja que, este ano, serviu de homenagem ao Cante Alentejano. Das mais de duas mil pessoas que foram cantar à feira, mais de 600 chegaram no "Comboio do Cante", fretado exclusivamente para esta ocasião. O comboio trouxe da grande Lisboa mais de seis centenas de pessoas, numa parceria entre a CP - Comboios de Portugal e a Comissão Organizadora da Ovibeja. O comboio partiu da estação de Lisboa Oriente, às 07:50, chegando a Beja por volta das 11:00. Também com uma composição de 7 carruagens Corail e um furgão gerador, o comboio foi traccionado por uma locomotiva eléctrica da série 5600 entre Lisboa e Casa Branca e aqui efectuou-se a mudança de tracção para uma locomotiva diesel da série 1400 - a 1415. O regresso a Lisboa fez-se ao fim do dia.

O comboio 20861 Casa Branca - Beja à passagem por Alcáçovas. Foto: Valério Santos.

O mesmo comboio, já prestes a chegar a Beja. Foto: Nelso Silva.

A chegada a Beja trouxe grande animação à zona envolvente da estação. O transporte dos passageiros do "Comboio do Cante" para a Ovibeja ficou a cargo da Rodoviária do Alentejo. Fotos: Filipe Lavrador.

 

A 1415 com o "Comboio do Cante" na estação de Beja. Foto: Nelso Silva.

Panorama da estação de Beja no dia 2 de Maio. Uma estação bem mais "colorida" com o "Comboio do Cante" a ocupar a maior parte do cenário. Foto: Nelso Silva.

Fontes: Comboio do Cante entre Lisboa e a Ovibeja