Artigos e Reportagens

Escrito por Nelso Silva
Artigos e Reportagens Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 12 Junho 2016
PDF Imprimir

Numa altura em que se verifica um aumento progressivo do número de passageiros nos comboios de Longo Cuso, a CP - Comboios de Potugal, decidiu, a partir do dia 1 de Maio de 2016, alagar o serviço Alfa Pendular à Linha de Guimarães, com paragens na Trofa e em Santo Tirso.

Os dois comboios Intercidades que já faziam a ligação diária entre Guimarães e Lisboa, são assim complementados com mais dois comboios Alfa Pendular (um por sentido), perfazendo um total de 4 ligações entre a capital e a cidade berço. 

Para os autarcas dos concelhos abrangidos por esta ligação, esta medida constitui um marco importante para a mobilidade da região. O Presidente da Câmara de Guimarães, Dr. Domingos Bragança, realçou que "Guimarães é a cidade Património Mundial de maior simbolismo do país e este meio de transporte, amigo do ambiente, insere-se na filosofia que os vimaranenses já abraçaram no caminho no caminho sustentável que estamos a percorrer da Capital Verde Europeia. Este é um momento importante e marcante da preferência que damos à mobilidade ferroviária e elétrica para o nosso futuro".

Já o Presidente da Câmara de Santo Tirso, Dr. Joaquim Couto, considera que este novo serviço da CP "revela-se de extrema importância em vários aspetos. Em primeiro lugar, para a mobilidade da população da região do Vale do Ave. Em segundo lugar, para a economia local, dado que beneficia o tecido empresarial sedeado em Santo Tirso e nos concelhos limítrofes, permitindo uma nova alternativa nas deslocações de negócios"

Realçando a importância da mobilidade na região, o Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Dr. Sérgio Humberto, acredita que "este reforço aproxima a Trofa de Lisboa, ao possibilitar um maior fluxo de passageiros, consolidando a posição do concelho como interface preferencial, entre vários meios de transporte públicos e privados, coletivos e individuais, complementando igualmente a rede de transportes da região, numa ótica de promoção de uma mobilidade mais sustentável. Com mais esta valência, a CP continua a fortalecer o serviço público de excelência que presta a todos os cidadãos, modernizando-se, aumentado a qualidade e a quantidade dos serviços prestados às exigências da mobilidade do século XXI".

Por fim, o Presidente da CP, Eng.º Manuel Queiró, considera que "esta decisão surge como consequência lógica do significativo aumento de procura que os comboios de longo curso têm vindo a registar, fruto de uma estratégia de marketing agressiva e virada para o aumento dos passageiros e das receitas. Esta é uma oportunidade para a empresa reforçar o seu papel de maior transportadora nacional, indo competir diretamente com o autocarro, com o automóvel e até com o avião".

O Terminal Intermodal esteve presente na viagem inaugural, entre Porto - Campanhã e Guimarães e traz até vós uma foto-reportagem para assinalar este evento. Com partida de Lisboa às 08:00 e chegada a Guimarães às 11:53 e partida às 16:55, com chegada à capital às 20:40, numa viagem com a duração de 3h45 e com um custo de 32,80 euros, esta nova ligação pretende assim responder às necessidades de mobilidade que têm vindo a aumentar significativamente nos concelhos abrangidos. 

Horário do Alfa Pendular 141 Lisboa Santa Apolónia - Guimarães

Horário do Alfa Pendular 140 Guimarães - Lisboa Santa Apolónia

O CPA 4003 ficou incumbido da viagem inaugural a Guimarães. Ei-lo acabado de chegar a Porto Campanhã já com algum staff da CP a bordo. Mais convidados e imprensa aguardam na plataforma para poder embarcar nesta viagem inaugural.

A viagem até Guimarães prossegue naturalmente e é dada autorização para se poderem captar algumas imagens da perspectiva do maquinista.

Passagem pelo túnel da Trofa.

Chegada ao apeadeiro da Trofa.

 

Chegada a Guimarães, com grande festa.

Após das celebrações da chegada inaugural, todos os convidados e presentes retiraram-se da estação para a hora de almoço. A composição repousa e é limpa no interior para estar apta a viagem de regresso pelas 16h55.

O CPA 4003, em Guimarães, à espera da viagem de regresso.