Artigos e Reportagens

Escrito por Nelson Castro
Artigos e Reportagens Categoria: Transporte Ferroviário
Publicado em 28 Agosto 2016
PDF Imprimir

O Museu Nacional Ferroviário iniciou recentemente uma campanha de crowdfunding nunca antes vista. O objectivo era a angariação de fundos para transporte do locotractor Drewry de Guifões (Porto) para o Entroncamento, onde posteriormente seria restaurado e integrado na exposição permanente do museu.

Operação de movimentação do locotractor Drewry. Guifões. 10-08-2016

Para toda a logística (transporte por via rodoviária, aluguer de gruas, etc.) eram necessários cerca de 5000 €. No passado mês de Junho esse montante foi atingido, graças à colaboração de 65 individualidades compostas por associações, entusiastas do caminho-de-ferro, entre outros. O museu pode assim colocar em marcha o processo de transporte desta peça única para o Entroncamento.

O transporte foi iniciado no dia 10 de Agosto, em Guifões. O Terminal Intermodal acompanhou as operações de movimentação do Drewry e traz até vós algumas fotos que ilustram essa operação.

Locotractor Drewry CP Série 1001 - 1006

Os locotractores Drewry fazem parte da primeira série de veículos a diesel a chegar a Potugal, em 1948. Foram comprados, juntamente com outro material circulante, com o objectivo de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava já algo comprometida devido à falta de carvão. Possuíam um motor diesel Gardner de 200 CV e dispunham de três rodados conjuntados por bielas. O freio era a vácuo e a velocidade máxima atingida por eles era de 41,5 km/h. Destinados à realização de manobras, começaram por estar afectos aos depósitos do Barreiro e Campolide sendo que os últimos anos de vida desta série foram passados em Porto Campanhã.

O único sobrevivente, e que foi objecto de transporte para o Museu Nacional Ferroviário, é o segundo da série, ou seja, o 1002. 

Aqui ficam agora algumas fotos antigas destes locotractores ainda em funcionamento e a ficha técnica dos mesmos. Mais fotos poderão ser vistas no tópico CP 1000 do nosso fórum.

O CP 1002, ainda com o esquema amarelo, a manobrar na Régua. 26-09-1988. Foto: Barry Adams.

O CP 1003 manobrando na estação de Campanhã. Foto: Dave Rowland.

O CP 1004 a manobrar na estação de Vila Nova de Gaia. Foto: George Woods.

Ficha técnica dos locotractores CP 1000.